Releases  
 

Marcelo Simões supera rivais e é campeão no FMX após final disputadíssima em Jacareí

Em decisão apertada para a arbitragem, "Simão" sagrou-se campeão da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de FMX de 2012

 
 

O público do Vale do Paraíba foi presenteado neste fim de semana com um verdadeiro show de manobras radicais, na Arena montada em Jacareí, interior de São Paulo, para receber a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de FMX, realizada pela CBER - Confederação Brasileira de Esportes Radicais. Restando assim duas etapas para o ano de 2012 no Circuito de Freestyle Motocross (FMX) da entidade.

Após classificar-se em segundo lugar para a final, Marcelo Simões mostrou que segue sendo um dos principais nomes da modalidade Freestyle, vencendo por uma diferença mínima a competição. Enquanto Simões pontuou na melhor volta com 90,30, Fred Kyrillos ficou na 2ª colocação apenas 2,00 pontos atrás do campeão e Jeff Campacci com 2,50 pontos a menos, em 3º lugar. Completaram o pódio os pilotos Pedro Nougalli (4º), Claudio Rocha (5º) e Wagner Santos (6º).

"Eu estou muito feliz. Não tenho nem palavras para dizer o que eu sinto. E para completar a felicidade, semana que vem minha filha está nascendo, então não poderia ser melhor" comemorou o campeão Marcelo Simões. "E eu estava meio parado, sozinho lá em Marília, sem treinar muito. Há duas semanas comecei a treinar mais forte. Mesmo sem manobras novas, eu vim para cá muito preparado para realizar a minha sequência que é sempre de manobras boas. Acertei uma volta perfeita e vou embora para casa com um sorriso muito grande no rosto", completou.

Quem pode tirar proveito do altíssimo nível técnico apresentado pelos pilotos neste fim de semana foi o público presente na Arena de Jacareí (SP), ao ver um lindo espetáculo de manobras. Enquanto "Simão" foi campeão com uma linha muito técnica e concisa, seus principais adversários, Fred e Jeff, fizeram frente ao vencedor, usando e abusando da manobra mais empolgante do FMX, o Backflip. Manobra esta que Kyrillos voltou a realizar pela 1ª vez em uma competição após sofrer uma dura queda em Jacareí, no ano de 2010, quando o piloto sofreu uma fratura no fêmur, chegando perto de encerrar sua carreira.

Um dos juízes da competição, Giancarlo Bergamini, que ao lado de Nando Daud e Gianpaulo Bergamini, tiveram a difícil tarefa de eleger o campeão, fez o seu balanço sobre a 1ª Etapa de 2012 do Circuito Brasileiro de FMX.

"Eu achei este campeonato muito bom, principalmente pelo nível que foi apresentado pelos pilotos. O Fred e o Jeff vieram com ótimas sequências de Backflip, e o Simões e o Pedrinho, mesmo que não flipem, fizeram várias manobras diferentes. A utilização do Super Kicker (rampa que lança os atletas mais alto) também foi um diferencial e acho que o mais legal foi juntar o pessoal em uma pista tão boa" relatou.

Giancarlo, que também é atleta de FMX, aproveitou ainda para elogiar toda a estrutura da Confederação, que já iniciou em 2012 um planejamento de crescimento da modalidade a partir da próxima temporada, com um Circuito Nacional de alto nível.

"A Confederação é o que tem garantido uma credibilidade para os eventos de Freestyle. Ela ajuda com o Ranking, para poder atuar em eventos internacionais. Então acho que o papel da CBER é muito importante, para solidificar não só a estrutura e a parte de pista, mas também o julgamento e tudo que envolve o esporte", conclui.

De Santa Catarina, Cainã Silva é o campeão da inédita Categoria de Acesso
Se na Categoria Principal, que finalizou os trabalhos este domingo em Jacareí (SP) não faltou emoções, na Categoria de Acesso, realizada de forma inédita pela CBER, o público também viu uma decisão apertadíssima, que exigiu muito dos juízes na hora de aplicarem um critério justo para todos. O enredo acabou sendo mesmo, uma virada no final. Após terminar a classificação em 2º lugar, Cainã Silva superou o piloto Rodrigão e levou para Santo Amaro da Imperatriz (SC) o troféu de campeão.

"Meu coração está à milhão. Eu não esperava um resultado tão bom, pois durante os treinos meu desempenho estava abaixo do esperado. De qualquer forma, treinei bastante para acertar minha linha de apresentação, e valeu muito à pena. Vou levar o troféu lá para Santo Amaro, representando muito bem Santa Catarina", vibrou o atleta de apenas 22 anos de idade.

Para sagrar-se campeão da 1ª competição nacional para atletas do Acesso no FMX, Cainã teve que superar o mineiro Rodrigão, considerado por muitos a grande revelação do FMX na atualidade, e o seu companheiro de treinos, o também catarinense Leandro "Cabeça", que ficou com o terceiro lugar na final, após desempate técnico com Rodrigão.

"É a primeira vez que eu ganho um troféu de campeão. Valeu demais vir até aqui. Queria aproveitar para agradecer a todos os amigos lá de Santa Catarina que me incentivaram, ao pessoal da Equipe Floxo e também à CBER, por nos ter dado essa oportunidade inédita. Espero que outras oportunidades surjam no futuro", completou Cainã.

A 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de FMX foi organizada pela CBER - Confederação Brasileira de Esportes Radicais - e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, da X-Trax Sports e da Full Power Energy. A competição teve como Mídia Parceira a ESPN e Cobertura Oficial Fotográfica da EEA - Esporte Em Ação.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
Categoria Principal

1-Marcelo Simões "Simão" - 90,80 pontos
2-Fred Kyrillos - 88,80 pontos
3-Jeff Campacci - 88,30 pontos
4-Pedrinho Nougalli - 70,16 pontos
5-Claudinho Rocha - 56,60 pontos
6-Wagner Santos - 20,50 pontos

Categoria de Acesso
1-Cainã da Silva - 33,50 pontos
2-Rodrigo de Oliveira "Rodrigão" - 33,30 pontos*
3-Leandro Marcelino "Cabeça" - 33,30 pontos
4-Raphael Arnellas - 24,30 pontos
5-Daniel Simões - 21,10 pontos
6-Gust Borges - 17,50 pontos
7-Luis Augusto "Gut" - 5,80 pontos

Gustavo Coelho
Assessor de Imprensa da CBER
Email: imprensa@cber.com.br
Tel.: (11) 3052-3255

 
Pódio da Categoria Profissional do Campeonato Brasileiro de FMX
Pódio da Categoria de Acesso do Brasileiro de FMX
 

 
[Ver todas as notícias]