Pista do skate street no Jump Festival segue tendência mundial
Pensada apenas para o skate e seguindo o conceito de ‘plazas’, atletas do street encontrarão obstáculos parecidos com os enfrentados nas ruas e praças
As bolas de futsal, de basquete, de vôlei e de handebol dão lugar, neste final de semana, às rodinhas de skate, aos pneus das bikes e aos motores das motos. Palco de grandes eventos do esporte coletivo, o Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, que compreende o Ginásio do Ibirapuera, está sendo adaptado para receber, a partir desta quinta-feira (6) a terceira e última etapa da temporada 2011 do Jump Festival. Serão competições de skate street e vertical, BMX street e vertical e FMX.
E em uma das modalidades do skate, o street, tem em sua pista uma das grandes atrações desta edição do Jump. "Faz bastante tempo que a gente vem acompanhando as tendências do street skate, e nós percebemos que muita coisa mudou em relação às rampas, aos quarters (rampa cujo tamanho equivale à metade do half pipe). Hoje em dia o grande lance é puxar elementos da rua, que é construir uma plaza mesmo", destacou Cacio Narina, responsável pela construção da pista.
Narina ressaltou que nesta edição do evento foi possível separar as áreas de street do skate e do BMX. "Isso é bom para os dois lados. Com uma área mesclada todo mundo perdia um pouco, e por isso desta vez a área do street skate segue totalmente essa tendência de plazas, que é algo já muito usado e difundido em competições internacionais", disse. "Não precisamos colocar, por exemplo, os quarters que o BMX usa", apontou.
"É melhor ter uma área um pouco menor, mas totalmente pensada para o skate, do que uma mescla. E este é o cenário que temos no Jump Festival: uma área exclusiva", disse.
A quantidade de material usado merece destaque por parte do construtor. São 70 pontaletes de três metros cada, 120 compensados de 15mm de espessura, 150 chapas de compensado de 10 milímetros, oito mil parafusos, cem metros de cantoneiras, aproximadamente cinco toneladas de ferro que compõem as estruturas tubulares que completam as plataformas da pista, entre outros. "É muito material. Mas está bem bacana. É uma pista para skatistas técnicos, sem rampas gigantes, nada muito alto, e que segue a tendência atual", afirmou.
A etapa de São Paulo do Jump Festival conta com as regulares disputas de skate e bike (vertical e street), para atletas amadores, e o freestyle motocross (FMX), para profissionais. O evento apresenta também a volta do campeonato para profissionais do BMX street, que acontece pela segunda vez na história do evento.
As arenas das três modalidades a serem disputadas no campeonato serão montadas em locais bem próximos. O half-pipe (pista em formato de U) para as competições de vertical e a área de street para o BMX (que simula obstáculos encontrados nas ruas) serão montadas dentro do Ginásio do Ibirapuera. Já a arena de FMX será montada no estacionamento do Ginásio, assim como a pista para o skate street, que ficará em uma quadra ao lado do complexo.
Inscrição
A organização espera mais de 300 atletas, entre profissionais e amadores, nos quatro dias de competições. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no local do evento a partir do dia 06.
Confira abaixo a programação do skate street no Jump Festival:
Quinta-feira, 06 de outubro
13h00 às 16h00 - Skate Street amador - Treino
Sexta-feira, 07 de outubro
16h00 às 20h00 - Skate Street amador - Eliminatória
Sábado, 08 de outubro
13h00 às 14h00 - Skate Street amador - Semifinais
14h00 às 15h00 - Skate Street amador - Final
Serviço:
Oitava edição do Jump Festival
Data: De 06 a 09 de outubro
Local: Ginásio do Ibirapuera - Rua Manoel da Nóbrega, Nº 1.361 - Ibirapuera, São Paulo (SP)
Inscrições: No próprio local do evento. Gratuitas e limitadas.
Credenciamento de imprensa: Pelo email press@xyzlive.com.br
Curta o Jump Festival no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Jump-Festival/116329191756586.
Siga o Jump Festival no Twitter: http://www.twitter.com/jumpfestival.
O Jump Festival é organizado pela CBER (Confederação Brasileira de Esportes Radicais) com chancela do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado por Redecard, Atento, Riachuelo, LG, Quiksilver, DC Shoes e Skinka (etapas de Bike e Skate) e Petrobras (FMX). O evento conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, e tem a TV Globo, o Metro Jornal e a Rádio Oi FM como parceiros de mídia. A comercialização do evento é da XYZ Live.
Mais informações para a imprensa:
XYZ Live Press
Rodolpho Siqueira / Mariana Viegas / Marcus Lellis / Carol Almirón / Cleber Bernuci
11. 31449975 / 74 - 11. 72833715
press@xyzlive.com.br
|