Final do Circuito Brasileiro de FMX tem cinco pilotos na disputa pelo título

A pista técnica e a vontade dos pilotos de vencerem serão os maiores atrativos para o público no Ginásio do Ibirapuera (SP)

Uma disputa acirrada em sua reta final, uma demonstração do esporte em alto nível e com grandes personagens. Não é de futebol que estamos falando, mas do Freestyle MotoCross - modalidade em que pilotos fazem manobras com suas motos a quase 10 metros de altura do chão. De quinta-feira (06/10) até domingo (09/10), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), será realizado o Jump Festival, evento que, entre outras competições de bike e skate, compreende o Circuito Brasileiro de FMX. A terceira e última etapa da temporada verá uma intensa briga pelo título, que vai trazer ainda mais emoção para a disputa.

Os cinco primeiros colocados na tabela - Marcelo Simões, Gilmar Flores ‘Joaninha’, Henrique Ballestrin ‘Zóio’, Fred Kyrillos e Jeff Campacci - estão separados por apenas 229 pontos. Considerando que cada vitória vale 1.000 pontos, todos têm chances matemáticas de se sagrar campeão da temporada. A final da modalidade acontece neste sábado (08/10), a partir das 9h00.

No topo da classificação, Simões terá de superar uma fratura na mão para garantir seu terceiro título consecutivo (venceu também em 2009 e 2010). "Quebrei o osso da junção do dedo com a mão e estou sem treinar desde a última etapa do Jump, em São Bernardo, em setembro. Conversei com meu médico, e ele me mostrou uma forma de imobilizar o dedo e conseguir competir. Na verdade, ainda vou analisar como vou estar, mas pretendo andar, sim. Quando acabar tudo, nós cuidamos com mais calma", disse Simão, como é mais conhecido.

Neste ano, o líder da disputa não venceu nenhuma das etapas (Jacareí e São Bernardo), mas garantiu a ponta com dois segundos lugares. Por isso, ressaltou a importância de ser regular. "Acho que o mais legal é que consegui fazer boas voltas e impor meu ritmo. Tive alguns pequenos erros, mas fui constante. Eu treino para isso, para fazer voltas bem executadas e não ter de me arriscar tanto para buscar uma volta perfeita e aí não acertar", analisou. "Além disso, estou tranquilo, com o pensamento de que estou indo para mais uma etapa, para me dar bem e fazer o que eu sei", concluiu.

Em segundo lugar no campeonato, Gilmar Flores, o ‘Joaninha’, é um dos atletas mais experientes em atividade e comentou sobre o nível do FMX no Brasil. "O nível do esporte vem aumentando a cada etapa. Antigamente, eu era o único que conseguia realizar o Back Flip (manobra em que o piloto dá um mortal para trás). Hoje, temos jovens pilotos fazendo, como o Kiko Louco e o Jeff. Isso é bom para o esporte, precisávamos dar esse avanço. Esse fim de semana não vai ser fácil, somos cinco pilotos brigando pelo título, e espero voltar para casa com mais esse, pois desejo muito e ainda não o tenho", explicou.

Joaninha ainda acrescentou sobre a importância do Jump Festival para os esportes radicais. "Com essa mudança no cenário e jovens pilotos andando forte, vejo que o futuro do FMX está garantido. Sem dúvidas, temos um nova geração, forte e de alto nível. Além disso, a realização de um campeonato regular, com três etapas e em que o calendário não teve alterações, isso mostra o crescimento do esporte e só nos dá credibilidade", falou o atleta de Sinop (MT).

Pista mais simples exigirá técnica e concentração dos concorrentes

Os esportes de ação costumam levar seus praticantes ao limite, e não será diferente nesta edição do Jump Festival. Muitos pilotos estão na briga pelo campeonato, e entre os outros concorrentes, ninguém entra para perder. Para o piloto Fred Kyrillos, que está em terceiro lugar e é o coordenador técnico da modalidade, "técnica e preparo serão fundamentais".

"Como a nossa área para construir a pista no estacionamento do Ginásio é uma pouco limitada, optamos por uma pista com um formato mais simples, de dois saltos. Porém, isso faz com que a pista seja muito técnica, exigindo dos pilotos uma apresentação bem dinâmica. Em cada volta de 1min30s, é possível fazer de 10 a 11 saltos, e isso vai demandar muita concentração, bom posicionamento na moto e preparo físico e mental", explicou Kyrillos.

O formato da competição será de duas voltas de 1min30s para cada atleta em cada fase da disputa. Oito atletas passam para as finais.

"Além disso, a segurança é nossa prioridade. Como o chão da arena é de asfalto, resolvemos forrar toda a área com uma camada de 30 cm de terra, e isso pode minimizar possíveis acidentes. Nossas motos são feitas para andar na terra, e essa medida vai ajudar na aderência e desempenho de todos", completou o piloto.

A pista, terá duas recepções de terra e três rampas de lançamento de metal, sendo uma delas uma super kicker, que consegue projetar o piloto com uma distância menor (15 m) a quase a mesma altura das outras rampas - com 23 metros de distância.

Confira a classificação do Jump Festival antes da última etapa:
1º - Marcelo Simões - 1900 pontos
2º - Gilmar Flores ‘Joaninha’ - 1857
3º - Henrique Ballestrin ‘Zóio’ - 1814
4º - Fred Kyrillos - 1804
5º - Jeff Campacci - 1671
6º - Kiko Louco - 1326
7º - Claudinho Rocha - 1286
8º - Robertinho Fireball - 1238
9º - Nando Daud - 773
10º - Tatá Mello - 735

Confira abaixo a programação do FMX no Jump Festival:

Quinta-feira, 06 de outubro
09h00 às 13h00 - FMX - Treino

Sexta-feira, 07 de outubro
08h00 às 10h00 - FMX - Treino
10h00 às 13h00 - FMX - Eliminatória

Sábado, 08 de outubro
08h00 às 09h00 - FMX - Treino
09h00 às 10h45 - FMX - Final

Serviço:
Oitava edição do Jump Festival

Data: De 06 a 09 de outubro
Local: Ginásio do Ibirapuera - Rua Manoel da Nóbrega, Nº 1.361 - Ibirapuera, São Paulo (SP)
Inscrições: No próprio local do evento. Gratuitas e limitadas.
Credenciamento de imprensa: Pelo email press@xyzlive.com.br

Curta o Jump Festival no Facebook: http://www.facebook.com/#!/jumpfestival.

Siga o Jump Festival no Twitter: http://www.twitter.com/jumpfestival.

O Jump Festival é organizado pela CBER (Confederação Brasileira de Esportes Radicais) com chancela do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado por Redecard, Atento, Riachuelo, LG, Quiksilver, DC Shoes e Skinka (etapas de Bike e Skate) e Petrobras (FMX). O evento conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, e tem a TV Globo, o Metro Jornal e a Rádio Oi FM como parceiros de mídia. A comercialização do evento é da XYZ Live.

Mais informações para a imprensa:
XYZ Live Press
Rodolpho Siqueira / Mariana Viegas / Marcus Lellis / Carol Almirón / Cleber Bernuci
11. 31449975 / 74 - 11. 72833715
press@xyzlive.com.br

 
     
   
     
   
     
  [Ver todas as notícias]